terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atividade 2.6 “Planejando atividade com hipertexto”

APRENDENDO COM PARÓDIAS

SÉRIE – 4º ANO ‘A’ MATUTINO
AULAS - 02
PROFESSORAS: ALENIR
JUCEMARE
RITA DE CÁSSIA

OBJETIVOS:
• Entender o que é uma paródia;
• Conhecer paródias;
• Compreender o que é fundamental na constituição da paródia;
• Analisar paródias e verificar posição ideológica;
• Produzir paródias.

DESENVOVIMENTO:

1ª AULA:
Colocar os alunos em círculo, de preferência em um laboratório de informática ou uma sala com recurso de data show e internet, e levará a música “Fico assim sem você”, de Adriana Calcanhoto, para que os alunos ouçam. Mostrar o videoclipe da música. Para isso, basta acessar o link: http://youtu.be/ent6P8gFTdQ. Após assistirem o vídeo, verão uma versão de paródia sobre a musica do vídeo interior. http://youtu.be/0Iajmjnlz9g. Em seguida mostrar a letra da música Sou Eu Sem Você, e da versão em paródia.

2ª AULA:
Questionar oralmente com os alunos:
• O que vocês notaram de semelhanças entre os videoclipes assistidos?
• E as diferenças?
Depois da discussão oral, em conjunto com a sala toda, escolher uma música conhecida, e formarem uma paródia em conjunto. Orientando os alunos a produzir paródias “inteligentes”, “bem boladas” que dispensem o uso de termos chulos ou inadequados.
No final cada grupo de 4 estudantes deverão criar uma paródia, e apresentar para a sala toda.

AVALIAÇÃO:
A avaliação desta aula consistirá na apreensão do aluno quanto à noção de paródia. Ele deve ser capaz de identificar o que caracteriza uma paródia e deve, além disso, esboçar, mesmo que minimamente, os possíveis sentidos ou possíveis leituras que uma paródia pode suscitar. Para isso, tanto as discussões em sala conduzidas pelo professor quanto a criação de uma gincana de paródias revelarão a noção que o aluno obteve quanto ao tratamento textual e discursivo de paródias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário